quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dicas para facilitar o dia das donas de Casa



Quem precisa administrar o tempo entre filhos, marido, estudos, trabalho  e casa sabe como é difícil mante-la arrumada. Hoje entendo perfeitamente isso, então para não ficar estressada com tantos afazeres resolvi pesquisar na net dicas para facilitar meu dia á dia  e ainda sobrar tempo para as coisas que gosto.



14 dicas indispensáveis para qualquer dona de casa

Aprenda truques e segredos utilíssimos para facilitar as tarefas domésticas




Na cozinha…

1. Para tornar o detergente mais e ficaz, acrescente algumas gotas de vinagre no recipiente e misture bem. O vinagre potencializa o poder de desengordurar, além de proporcionar um brilho extra às louças e panelas.

2. Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos, basta esfregar os dedos em uma peça de aço inoxidável (pode ser um talher) sob água corrente.

3. Para o arroz ficar bem soltinho, acrescente uma colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento. Já para soltar o arroz que ficou empapado, coloque-o em uma peneira e passe sob água fria, como se fosse macarrão.

No banheiro…

4. Evite deixar o cesto de roupa suja no banheiro, pois pode gerar mau cheiro. O lugar ideal para elas é na lavanderia!

5. Após escovar os dentes, sempre limpe a pia, pois os resíduos de pasta de dentes secam e causam um ar desleixado ao seu banheiro.

6. Sempre deixe um desinfetante no banheiro ou um “climatizador”, aqueles aparelhinhos que podem ser colados na parede e que liberam um cheiro agradável ao ambiente.

7. Mantenha sempre uma planta, de preferência, que cresça para cima no banheiro, já que elas ajudam a circular a energia do ambiente.

Na sala…

8. Estofados da mesma cor da parede tornam os nambientes mais aconchegantes e elegantes.

9. Modismos de decoração devem ficar restritos aos detalhes – peças pequenas como almofadas, mantas e abajures. Assim, quando você enjoar ou o estilo sair de moda, pode-se “reformar” a sala com baixo custo.

10. Um sofá de frente para o outro facilita a comunicação entre as pessoas.

11. Um pouquinho de açúcar (ou 1 aspirina) na água do vaso de flores vai mantê-las bonitas por muito mais tempo.

Na lavanderia…

12. Para tirar as manchas de batom das roupas, esfregue um pouco de álcool nelas antes de lavar.

13. Para remover as manchas de caneta esferográ fica, esfregue rapidamente com uma mistura de leite com vinagre, repetindo o procedimento por algumas vezes.

14. Marcas de café são eliminadas ao lavar a roupa manchada com água morna e glicerina.

www.itodas.com.br/casa/14-dicas-indispensaveis-para-qualquer-dona-de-...‎



Como manter a casa arrumada e limpa durante toda a semana



Em primeiro lugar, nunca deixe tarefa acumulada, se for preciso faça um mural com as tarefas de cada dia, pois fazer tudo de uma só vez só desgasta e nada sai perfeito.

A manutenção então, é a regra. Não se deve deixar bagunça. Sempre guardar tudo no seu devido lugar e assim a casa sempre terá aspecto de arrumação.

Tenha o firme propósito de não deixar nada pelo meio do caminho, fora dos seus devidos lugares. Tirou do lugar, use e devolva pro lugar. Exemplo, quando utilizar o açúcar, imediatamente recoloque em seu lugar.

O mesmo quando for se vestir. Quando for provar uma roupa, guardá-la de volta se não servir. As que estiverem sujas, colocar no cesto e as que forem ser usadas de novo, guarde no armário.

Você deve ter um cesto, de preferência fechado e bonito em cada banheiro para roupas sujas e um no quarto, se as roupas sujas estiverem ali dentro, você já ganha pontos na organização. Agende um dia na semana, para lavar roupa. Ao secar as mais finas, coloque-as em um cabide, você vai ver, nem vai precisar passar!

Lave louças. Sujeira não existe quando se limpa todo dia e a pia não é deposito de algo sujeira. Exemplo: No café da manhã, leiteria, xícara, talheres, manteiga. Tudo tem que ser guardado e lavado após o café.

Isso é meio chato e dá preguiça, mas, se fizer constantemente será até automático dali um tempo.

Faça a cama ao acordar. Você encontrará tudo em ordem quando chegar cansada do trabalho.

Tente varrer o chão diariamente ou de dois em dois dias.

A limpeza da casa que é feita diariamente pode ser realizada tranquilamente por você. Varrer e passar pano nos móveis logo ao acordar, regar as plantas, trocar as toalhas e arranjos de mesa e cama.

Existem aquelas coisas que é preciso se fazer como a faxina de paredes, portas, lustres e tudo mais pesado. Faça uma programação para estas atividades. O melhor seria a contratação de uma faxineira para isso.

É preciso lavar os banheiros com frequência. Uma boa faxina nos banheiros, uma vez por semana, com água sanitária nos azulejos, vaso, pia, chão. No resto da semana é só tirar o lixinho e passar um pano no chão e jogar desinfetante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário